sexta-feira, 25 de abril de 2014

OS PALPITES DO ZÉ


Benilson Toniolo

Vinha eu da feira de sábado a cortar caminho por dentro do Mercado, quando avistei ali no Pesquinha, tomando um café e assuntando o acervo do Livro Livre o José Soromoço, carioca de boa cepa, filho de pai português e recém-chegado a Campos do Jordão. José é torcedor fiel da querida e estropiada –com o perdão do adjetivo, mas é bem isso mesmo- Portuguesa de Desportos. E do não menos estropiado e sempre glorioso Clube de Regatas Vasco da Gama.
E como as sacolas estavam pesadas e eu estava de ônibus, parei para uma prosa com o José. E sapequei: e a Copa, Zé? Você acha que a Seleção leva essa?
- Olha, eu até gostaria muito, mas não vai dar pra gente não.  
Estranhei aquele pessimismo todo. Não que o José fosse um exemplo de otimista, mas daí a tirar nosso escrete da parada logo assim, na primeira abordagem, era um pouco demais. Devia ser a má fase dos seus times do coração que estava deixando meu amigo portuga tão aborrecido. Pedi explicações, e ele as deu:
- Pra começar, não temos goleiro. Esse Julio Cesar aí já deu o que tinha que dar. Saiu da Inter de Milão porque já não dava mais no couro. O sujeito joga no campeonato canadense, onde é que já se viu uma coisa dessas?
Nem precisei perguntar quem o José levaria para ser nosso ‘guarda-redes’.
- O Fábio do Cruzeiro, o Vitor do Atlético Mineiro, o Fernando Prass do Palestra. Qualquer um, menos o que vai.
A coisa ia mal. Nem o Jefferson do Botafogo?
- Isso aí não é goleiro de seleção. Pra esquentar banco, serve até o Rogério Ceni. Que aliás até poderia ser convocado para receber uma espécie de homenagem, digamos, pelo conjunto da obra.
Mas a zaga inspira confiança, você não acha?
- Não, não acho. Tem que ter zagueiro botinudo. Os dois meninos, o cabeludo e aquele que era do Fluminense, só querem jogar bonito, matar no peito. Zaga tem que ter um zagueiro técnico e outro pra dar porrada. Nesse time ninguém dá porrada. É tudo Luís Pereira.
Mas os laterais são bons...
- São. Quer dizer, às vezes. Apoiam bem e têm velocidade. Mas são mascarados. Estão mais preocupados com o guarda-roupas e com a qualidade da água mineral que passam no cabelo do que em ganhar a Copa.
Aquele papo do portuga ia me deixando com a pulga atrás da orelha. Tem o Hulk, Zé.
- Nesse eu boto fé. Tem força, velocidade. Só que é grosso. Tecnicamente muito pobre.
Mas o Neymar...
- Nem me fale. Copa das Confederações é uma coisa, Copa do Mundo é outra. E está machucado. E o pai dele falou nessa semana que o menino está ‘triste’. Me diga você uma coisa. Jogador de futebol tem motivos para estar triste? Só em caso de queda de avião, doença contagiosa ou morte em família. O Neymar, triste?
Ah, Zé, mas o Felipão...
- Ultrapassado. O Felipão não é o mesmo de doze anos atrás, quando ganhou o penta. Ninguém é o mesmo depois de doze anos. É o mesmo discurso, os mesmos métodos e a mesma forma de pensar de 2002.
Guardei o trunfo para o final: a torcida brasileira.
- Torcida não ganha jogo. Ela reage de acordo com o que o time faz em campo. Torcedor de Copa, que tem grana pra pagar uma fortuna por um ingresso, não é igual ao torcedor de todo dia. Torcida de seleção vai pra ver o jogo. Torcer é ocasional. Se o time vai bem, ela aplaude. Se não, ela se cala. Estou mais ansioso para ver a hora de tocar o hino nacional. Aí vai ser lindo. Mas depois, é só um jogo de futebol.
Bom, se o Brasil não leva o caneco, então...
- O Brasil, na minha opinião, chega em terceiro. Vai cair na semi, e provavelmente nos pênaltis. Meus palpites para o título, pela ordem: Alemanha, Espanha e Argentina. O fiasco deve ser a Itália. A surpresa, o Japão. E pode dar uma zebra...
Que zebra, Zé?
- Ah, você vai ver só... Se a juizada deixar, você vai ver só...

E foi saindo, dando um tchauzinho e ajeitando a boina sobre a calva. Uma figura, esse Zé. Gente boa, mas deve estar meio chateado por causa dos problemas da sua Lusinha com a CBF, e quer descontar na nossa seleção canarinho. Agora, posso até estar enganado, mas aquele sorrisinho de despedida dele me pareceu estar meio colorido, meio esverdeado, meio encarnado...

Sem comentários:

Enviar um comentário